terça-feira, 9 de abril de 2013

Assista, leia



https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6LxAshVAR4Q

Em 01:08, é absolutamente lacaniano o que a geriatra Ana Cláudia Arantes, do Hospital Albert Einstein diz. O primeiro arrependimento - da lista dos cinco maiores - do vídeo "Gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim" é uma alegoria da ética da psicanálise/desejo. O trecho abaixo mostra bem isso... (Vanessa Souza)

"O que chamo ceder de seu desejo acompanha-se sempre no destino do sujeito – observarão isso em cada caso, reparem em sua dimensão – de alguma traição. Ou o sujeito trai sua via, se trai a si mesmo, e é sensível para si mesmo. Ou, mais simplesmente, tolera que alguém com quem ele se dedicou mais ou menos a alguma coisa tenha traído sua expectativa, não tenha feito com respeito a ele o que o pacto comportava, qualquer que seja o pacto, fausto ou nefasto, precário, de pouco alcance, ou até mesmo de revolta, ou mesmo de fuga, pouco importa.
Algo se desenrola em torno da traição, quando se a tolera, quando, impelido pela ideia do bem – quero dizer, do bem daquele que traiu nesse momento – se cede a ponto de diminuir suas próprias pretensões e, dizer-se – Pois bem, já que é assim, renunciemos à nossa perspectiva, nem um nem outro, mas certamente não eu, não somos melhores, entremos na via costumeira. Aqui, vocês podem estar certos de que se reencontra a estrutura que se chama ceder de seu desejo.
Transposto esse limite, em que com um termo vinculei para vocês o desprezo pelo outro e por si mesmo, não há retorno. Pode-se tratar de reparar mas não de desfazer. Não é esse um fato de experiência que nos mostra que a psicanálise é capaz de nos fornecer uma bússola eficaz no campo da direção ética?"

(Jacques Lacan. O seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Editora Jorge Zahar. 2008. Rio de Janeiro, p. 375)

http://www.facebook.com/vencaluisa
http://www.vemcaluisa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

So if you have something to say, say it to me now