sábado, 29 de dezembro de 2012

a Imagem que


Adorável

"Não conseguindo nomear a especialidade do seu desejo pelo ser amado, o sujeito apaixonado chega a essa palavra um pouco tola: adorável! (...)

Encontro pela vida milhões de corpos; desses milhões posso desejar centenas; mas dessas centenas, amo apenas um. O outro pelo qual estou apaixonado me designa a especialidade do meu desejo. Esta escolha, tão rigorosa que só retém o Único, estabelece, por assim dizer, a diferença entre a transferência analítica e a transferência amorosa; uma é universal, a outra é específica. Foram precisos muitos casos, muitas coincidências surpreendentes (e talvez muitas procuras), para que eu encontre a Imagem que, entre mil, convém ao meu desejo. Eis um enigma do qual nunca terei solução: por que desejo Esse? Por que o desejo por tanto tempo, languidamente? É ele inteiro que eu desejo (uma silhueta, uma forma, uma aparência)? Ou é apenas uma parte desse corpo?"

(BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. P. 12-15.Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1977.)

http://www.facebook.com/vencaluisa
http://www.vemcaluisa.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Oi, Vanessa, passei para deixar desejos de um 2013 cheio de paz, prosperidade e alegrias para nossos seguidores... e já que traz para discussão o desejo, o meu, é que haja mais poesia para alegrar a vida!

    Abraço do Pedra do Sertão

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now