sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que quer dizer “pensar em alguém”? Quer dizer: esquecê-lo

"Capítulo: A carta de amor

Freud
O que quer dizer “pensar em alguém”? Quer dizer: esquecê-lo (sem esquecimento a vida é impossível) e despertar frequentemente desse esquecimento. Por associação, muitas coisas te trazem para o meu discurso. “Pensar em você” não que dizer nada mais que esta metonímia. Porque, em si, esse pensamento é vazio: eu não te penso; simplesmente te faço voltar (na mesma proporção que esqueço). É essa forma (esse ritmo) que chamo de “pensamento”: nada tenho para te dizer, a não ser que esse nada, é para você que digo:

Goethe
“Porque recorri novamente à escritura?
Não é preciso, querida, fazer pergunta tão evidente,
Porque, na verdade, nada tenho para te dizer;
Entretanto tuas mãos queridas receberão este papel.”

(Roland Barthes in: Fragmentos de um discurso amoroso. P. 29)

Um comentário:

So if you have something to say, say it to me now