quinta-feira, 17 de março de 2011

Só depois é que veio o delírio do verbo. (Manoel de Barros)



"No começo era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá onde a criança
diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não funciona.
para cor, mas para o som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele
delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer
nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio.

(Manoel de Barros in: O livro das ignorãnças)

P.S.: Para Andressa, que ama os passarinhos.

14 comentários:

  1. [tão grande, quem em si trouxe letra a letra esse livro das ignorâncias... vasta e reconfortante!]

    um imenso abraço, Vanessa

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,
    No princípio eram os barros, de que se fez sopro de poesia, rima e pássaros...
    Prazer passar o tempo sempre aqui...

    Abraço alado,
    Ramúcio.

    ResponderExcluir
  3. Eu escuto a cor dos passarinhos!
    Ouuuuhn, passarim e Manoel.

    Obrigada, maninha :D

    ResponderExcluir
  4. Lindo post.

    Entrei numa livraria hj, vi "Medo de Voar" na prateleira. Comprei.

    Invariavelmente lembrei de ti e dos posts que vc já fez.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa sempre que preciso venho aqui para ler os textos que você posta, pra tentar ficar menos concreto, mais humano, abrir os olhos pra algumas coisas e fechar para outras. Quase sempre funciona.
    Estou seguindo seus passos e estou aplicando uma idéia parecida com a sua no meu BLOG de sortear bons produtos culturais para tornar a visita mais interativa, me da uma força. Divulga para os seus contatos, é claro se você achar que meu BLOG merece, rs rs!
    http://gilsampaio.blogspot.com/

    Deixa um comentário no meu BLOG com seu nome completo, e-mail, cidade e estado, para concorrer a um DVD do filme Quase dois Irmãos de Lúcia Murat.
    Ação pra fazer o filme do Cinema Nacional!

    A propósito Manoel de Barros é incrível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. ah, esse maneca quebrando sempre nossas pernas com tanta singeleza e lindeza de versos!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. delirei!

    sou fascinada por manoel de barros.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! O verbo precisa ser livre como a criança livremente utiliza e assim nasce a poesia.

    ResponderExcluir
  9. A vida seria intolerável sem a companhia dos que conseguem escutar as cores e ver os sons.

    ResponderExcluir
  10. Simples palavras que encanta a cada letra, que se formam belas palavras!!!

    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  11. 'a ordem das árvores não altera o passarinho', Tulipa Ruiz ManoeldeBarrosando

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now