sexta-feira, 25 de março de 2011

desejo doloroso, porque o sentia irrealizável, mas embriagador

"E era por conseguinte toda a sua vida que me inspirava desejo; desejo doloroso, porque o sentia irrealizável, mas embriagador, porque, tendo aquilo que até então fora a minha vida subitamente deixado de ser a minha vida total, não sendo mais que uma pequena parte do espaço estendido à minha frente que eu ardia por transpor, e que era constituído da vida (...) oferecia-me esse prolongamento, essa multiplicação possível de si mesmo, que é a felicidade."

(Marcel Proust in: Em busca do tempo perdido vol. 2 - À sombra das raparigas em flor.Tradução de Mario Quintana. Ed. Globo, p. 443)

6 comentários:

  1. Talvez seja embriagador justamente por ser irrealizável.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa há muito não venho por aqui.
    Saudade!

    Confesso q tambem tenho destes desejos... dolorosos!

    Um beijo e um excelente fim de semana pra ti


    Michelle
    elegalepoetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa, boa noite!!
    O desejo, de fato, nos alça em suas garras firmes e afiadas, em direção ao pico inatingível. De firmes, machucam, de afiadas, nos cortam... Mas, à medida que subimos, sobe-nos à cabeça "fechar" os olhos para "ver" onde vai dar. Proust vai direto ao ponto: toda a vida agora não é mais que aquele desejo por se realizar, aquele passo de separação! É logo ali, adinate desse passo, que está a felicidade...
    Eis que entra Vicente de Carvalho, com seu soneto mais famoso, "Velho Tema", e alerta aos desejosos sobre esse tal desejo-felicidade: sempre está onde o pomos, mas nunca o pomos onde nós estamos!
    Um abraço carinhoso
    Marcelo Bandeira

    ResponderExcluir
  4. vidas tidas...
    vidas-por-ter...
    vidas de quase-ter...
    onde guardar o desejo? onde ousar nomear a felicidade?
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. adorei o texto e constante busca pela felicidade plena ;*

    ResponderExcluir
  6. A felicidae é uma busca insaciável...

    "O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido."

    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now