quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sobre abalos sísmicos (Proust)

"O amor provoca assim verdadeiras convulsões geológicas do pensamento. No do sr. de Charlus que, ainda dias antes, se assemelhava a uma planície tão uniforme que, na maior distância, não se poderia vislumbrar uma só idéia ao nível do solo, se havia bruscamente erguido, duro como pedra, um maciço de montanhas, mas de montanhas que também fossem esculpidas, como se algum estatuário, em vez de transportar o mármore, o tivesse cinzelado no local e onde se contorciam, em grupos gigantescos e titânicos, o Furor, o Ciúme, a Curiosidade, a Inveja, o Ódio, o Sofrimento, o Orgulho, o Medo e o Amor".

(Proust in "Sodoma e Gomorra", p. 376)

Ouça

6 comentários:

  1. Boa tarde Vanessa
    Adorei seu Blog. Passo a seguir-te.
    Grata pela visita e por seguir o meu "Jardim".
    Bjussss
    Sil

    ResponderExcluir
  2. AMEI a musga :D

    Eu provoco o amor e ele me provoca. Prova e evoca o que há de mais primitivo e puro, em mim. O não ser dentro do ser, um paradoxo delicioso. Convulsões são as mãos dançando na menor distância, ao nível do solo. Orgulho e preconceito jogados no chão.

    O amor está nas fantasias dos infelizes.

    ResponderExcluir
  3. O Furor, o Ciúme, a Curiosidade, a Inveja, o Ódio, o Sofrimento, o Orgulho, o Medo e o Amor.

    Eita!

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now