sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Deles não quero resposta, quero meu avesso" (amigos e Oscar Wilde)

"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.''

(Oscar Wilde)

*Deliciosamente roubado daqui. Obrigada, Ciça.
**Dedicado a todos os meus amigos mais queridos - sem citar nomes desta vez, eles sabem quem são. Aqueles pelos quais nutro uma fidelidade canina. A amizade é uma espécie de amor que merece todo o cuidado do mundo.

14 comentários:

  1. Mana, eu adoro esse texto e essa nacionalidade perfeita do escritor!

    Leia, é pra você também.

    Te amo mais do que sotaque irlandês.

    ResponderExcluir
  2. e salva... como diria Lispector.

    beijos Van e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Caraca, ler o seu post (especialmente a observação nos dois asteriscos) e o post da Ana Cecília me deixou com um nó na garganta...

    ResponderExcluir
  4. Vanessa,
    Lado a lado com Receita de Mulher, do Vinicius (seus amores, seus vícios), essa receita de amizade, de Wilde...
    Prazer estar-me aqui, moça sensível e sincera (que adora óculos escuros) in Rio...

    Abraço jovem e velho,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  5. "Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta".

    :)

    ResponderExcluir
  6. Um dos textos mais lindos que já li.
    Concordo com poucas coisas escritas por Wilde, mas para este texto eu tiro o chapeu.

    Fazia um tempo que não vinha aqui, mas sempre que posso e resolvo visitar os amigos, com certeza seu espaço é um dos primeiros.

    Bom final de semana.

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Escolher amigos nõ é tarefa fácil: é olhar e se brilhar...plim!
    Lindo!

    ResponderExcluir
  8. lindíssimo texto'
    'Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. '

    Sultilmente perfeito.
    :D

    ResponderExcluir
  9. Humberto Cavalcanti: Duvido que o texto seja do ótimo O. Wilde. Já tinha visto antes por aí, noutro lugar (hoje é que conheço, aqui, no blog de Vanessa, e este próprio blog). A web tá cheia de falsas atribuições a autores x ou y. E de quem caia nelas. É uma pena. Está mais pras tolices de Martha Medeiros ou das coisas superficiais de uma Maria Rita Kehl. A menina, Vanessa, é sensível, mas, do meu pedestal, acho que de uma sensibilidade a separar o que é aparente e o que vai além da superfície. Não basta ler, nem ler grandes autores. Aliás, só os superficiais não julgam pela aparência, esta, sim, é uma das provocações de Wilde, que não escreveu textos água com açúcar, ao gosto do grande público. E, sim, textos, palestras, teatro contra todos nós, os meio cultos. Claro, seus contos de fada e suas parábolas são de uma doçura (nada a ver com o cor de rosa).

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now