quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eros é possuído pelo fantasma de Tanatos


"Quando se trata de amor, posse, poder, fusão e desencanto são os Quatro Cavalheiros do Apocalipse.
Nisso reside a assombrosa fragilidade do amor. Lado a lado com sua maldita recusa em suportar com leveza a vulnerabilidade. Todo amor empenha-se em subjugar, mas quando triunfa encontra a derradeira derrota. Todo amor luta para enterrar as fontes de sua precariedade e incerteza, mas, se obtém êxito, logo começa a se enfraquecer e definhar. Eros é possuído pelo fantasma de Tanatos, que nenhum encantamento mágico é capaz de exorcizar. A questão não é a precocidade de Eros, e não há instrução ou expedientes autodidáticos que possam libertá-lo de sua mórbida – suicida – inclinação".

(Amor líquido – A fragilidade dos laços humanos, Zygmunt Bauman, p. 22)

Um comentário:

  1. O amor pode ser definido de três formas, O eros, agapé, de irmãos. Para que ja tentou ler a biblia, ja encontrou esses verisiculos 1º Cor. 13, 4-8." O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá..." O amor e simples porém nós complicamos com nossa visão do mundo e nossa visao particular de cada um e de forma coletiva.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now