segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pluralismo da Psicanálise


"O modelo "clássico" da Psicanálise não é suficiente para aproximar os psicanalistas. As censuras de "uns" para "outros" ilustram a heterogeneidade da Psicanálise contemporânea: os estadunidenses são censurados pela "ortopedia" psicanalítica; os ingleses pela maternagem abusiva; os lacanianos, pela racionalização do fracasso e o culto à desesperança; e todos os franceses pela indiferença explícita ao sofrimento dos pacientes. (...) O certo é que o pluralismo de teorias e de práticas tornam complexo o diálogo... e às vezes o converte em diálogo de surdos".

(Luis Hornstein, psicanalista e psiquiatra em entrevista à Revista Psique - Ciência e Vida, texto de Liliana Lavoratti, número 52, ano V, Editora Escala, maio 2010, p. 11)

5 comentários:

  1. Estive certa vez numa mesa de bar, com uma turma de estudante de filosofia, cada um de uma corrente...

    é foi bem absurdo o dialogo.

    ResponderExcluir
  2. Daí as várias rixas entre as escolas de Psicanálise...mesmo dentro da teoria lacaniana, apenas, há várias!

    ResponderExcluir
  3. ah adorável esta citação! não no sentido de ser uma conclusão agradável ou fácil de ser concentida/ discutida, mas muito bem colocada! ;)

    Beijos, Vanessa!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso agora em relação a esta revista...

    ResponderExcluir
  5. Eu li! Assino a revista. E eu continuo sem saber em até que ponto tanta diversidade de 'idéias' é boa... às vezes simplesmente me sinto perdida.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now