segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A espera - por Barthes


"ESPERA. Tumulto de angústia suscitado pela espera do ser amado, no decorrer de mínimos atrasos (encontros, telefonemas, cartas, voltas).

(...) quanto a mim, só espero um telefonema, mas é a mesma angústia. Tudo é solene: não tenho noção das proporções.

(...) No terceiro ato, alcanço (obtenho?) a mais pura angústia: a do abandono; acabo de pensar, num segundio, da ausência à morte; é como se o outro estivesse morto: a explosão de luto: fico inteiramente lívido.

(...) A angústia de espera não é sempre violenta; tem seus momentos de calma; espero, e tudo que está em volta da minha espera é atingido de irrealidade: nesse café, observo os outros que entram, batem papo, se divertem, lêem tranquilamente: esses não esperam.)

(...) Porque a angústia de espera, na sua pureza, quer que eu fique sentado numa poltrona, o telefone ao meu alcance, sem fazer nada.

(...) O ser que espero não é real. Assim como o seio da mãe para o bebê, *"eu o crio e o recrio sem parar a partir da minha capacidade de amar, a partir da carência que tenho dele": o outro chega onde eu o espero, onde já o criei. E se ele não vem, alucino: a espera é um delírio".

(...) às vezes ainda me angustio com um telefonema que demora, e, em cada importuno, creio reconhecer a voz que eu amava: sou um mutilado que continua a sentir dor na perna amputada.

(...) A identidade fatal do enamorado não é outra senão: sou aquele que espera".

(Fragmentos de um discurso amoroso, Roland Barthes)

*Winnicott, Jogo e Realidade

6 comentários:

  1. A vida é feita de esperas,
    de acasos.
    São eles matéria prima
    da minha poesia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente ' saudade é o inferno dos que perderam'


    (...) Porque a angústia de espera, na sua pureza, quer que eu fique sentado numa poltrona, o telefone ao meu alcance, sem fazer nada.


    Gostei.


    Beeiijos

    ResponderExcluir
  3. A eterna espera. Jogada aos teus pés.

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, mais um livro para minha cabeceira... rs Vc também, heim? Tem dedo verde para selecionar os trechos - e nos deixar com água na boca.

    ResponderExcluir
  5. Ciça,
    Anote sim! Esse livro é demais!
    Estou relendo - li pela primeira vez há quase 10 anos, e com outro olhar.
    Vou começar a estudar essa obra na aula de Lacan, que começa nesta quinta.

    ResponderExcluir
  6. comecei a ler esta fantástica obra, porém, não tive tempo de terminar.

    daí acabei pegando uns fragmentos e postando lá no reino das palavras.


    depois voltarei a leitura.



    lindo post :)

    ameeeeei.
    beijo moça!

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now