terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Digressão sobre insônia


“Uma pequena digressão generosa para aqueles que sofrem de insônia: está confirmado que a insônia está, na maioria das vezes, ligada ao sentimento de que, justamente, as tarefas reais do dia não foram completadas, cumpridas, como deveriam. O sentimento, no momento de ir dormir, do não esgotamento do que esse real podia exigir e que, ao mesmo tempo, mantém a atividade psíquica em um estado que não lhe propicia esse tipo de benção tácita: “Bem! Você fez o seu trabalho. Agora você tem o direito de deixar esse real de lado”. O trabalho do sonho vai permitir esse distanciamento. Basta, por exemplo, que os senhores estejam em uma atividade intelectual intensa, têm que terminar o artigo que deve inexoravelmente ficar pronto para... anteontem, não adianta já achar que é hora de repousar, os senhores têm dificuldade em encontrar o sono, não têm essa paz que o suposto cumprimento da tarefa propicia”.
(Para introduzir à psicanálise nos dias de hoje, Charles Melman)

PS da VSM: eu devo deixar muitas tarefas não completadas todos os dias, hahaha.

5 comentários:

  1. Sempre tive essa sensação sobre a insonia... principalmente a minha insonia desses ulitmos dias.

    Maldita monografia!

    ResponderExcluir
  2. muito boa essa explicação. a insonia me ataca justamente nesses dias em que preciso cumprir uma atividade ou realizar algo que, por algum motivo, ainda está pendente.
    faz muito sentido!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Penso, logo não durmo.

    Nossa Vanessa, muito interessante esta postagem! Principalmente neste época do ano, em que muitos estão em off numa série de atividades.
    E eu adoro esta imagem :]

    ResponderExcluir
  4. Devemos, mesmo.

    Não queria ter essa certeza!

    ResponderExcluir
  5. hahahaha. Eu quase termino de dar a segunda respirada profunda e já estou dormindo. Seu texto foi direto ao assunto da insônia. Só tenho dificuldade pra dormir qdo fico matutando as paradas que ficaram para trás.


    Ai meus blogs se quiser espiar.

    Fique a vontade, a casa é sua

    http://hudsonzanin.blogspot.com/ http://prosaspoemaspoesias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now